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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mini já teve muitos derivados


Se hoje, ao lado do Mini tradicional, a linha da marca inglesa conta com só uma variação de carroceria, o esticado Clubman, e um outro modelo, o ‘gigante’ Countryman (veja a avaliação no post anterior), a geração original do subcompacto, de 1959, teve diversas variações. Algumas bem curiosas, aliás. Confira abaixo.

Primeira variante, tinha 3,30 metros – 25 cm a mais que o hatch original. Chamada de Mini Van, em geral sua grade era na cor da carroceria, acabamento mais barato que o cromado das opções de passageiros

Chamada de Morris Mini Traveller ou Austin Mini Countryman, essa versão foi lançada em 1960 e tinha a mesma carroceria do furgão, mas com janelas traseiras. Modelo também foi denominado Clubman Estate

A caminhonete chegou em janeiro de 1961, um ano após o furgão. A rigidez da carroceria perdida com o corte foi reposta em parte pela coluna B mais grossa

Feito entre 1961 e 1969, o sedã tinha emblemas de outras marcas da BMC, grupo da Austin e Morris. Era chamado de Riley Elf ou Wolseley Hornet, como na foto

Variação menos ortodoxa, o Moke veio em 1964 com estilo de jipe. Mas as peças eram iguais às do hatch, como os elementos de borracha no lugar das molas (Fotos: Mini/Divulgação)

O novo Mini, feito pela BMW, ganhou o primeiro derivado em 2007, com o esticado Clubman. O nome já havia sido usado em dois modelos da geração original

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